Notícias de saúde

Elogios não merecidos podem prejudicar a saúde emocional

24 de outubro de 2011 (Bibliomed).  Pessoas que se dão elogios não merecidos podem estar prejudicando sua saúde emocional. A visão positiva equivocada de suas realizações pode impedi-los de sentir desanimo e abatimento. Outra consequência pode ser que a pessoa pare de ver a necessidade de melhora nos seus esforços.

Pesquisadores da Universidade da Pennsylvania (EUA) e da Technological University (Singapura) desenvolveram quatro estudos, incluindo 295 universitários americanos e 2780 estudantes de Hong Kong entre as séries 7 e 12.

Nos dois primeiros estágios de um experimento, os estudantes foram misturados e separados em 4 grupos. Os participantes fizeram testes acadêmicos e disseram aos pesquisadores como eles achavam terem se saído, comparando suas performances com a de outros alunos. Depois disso eles responderam questionários que são frequentemente utilizados para a medição de sintomas de depressão.

No terceiro e no quarto estágios, alunos americanos receberam depoimentos falsos dos pesquisadores quanto às notas obtidas nos seus testes. Os cientistas disseram aos alunos que tinham tido alta performance que suas notas tinham sido ruins, e disseram o inverso aos alunos que foram mal nos exames. Grupos controle receberam suas notas reais sem comentários dos pesquisadores.

Os resultados do estudo mostram que os alunos que achavam que suas performances tinham sido muito melhores do que elas realmente foram tinham probabilidades maiores de se sentirem deprimidos do que aqueles que foram mais realistas em relação às suas notas.

“Esses resultados desafiam a noção popular de que a automotivação e prover comentários positivos para pessoas com baixas performances é beneficial para a saúde emocional”, afirmam os pesquisadores. “Ao invés disso, nossos resultados sublinham os benefícios emocionais da autoanálise e de comentários de performance”, eles completam.

A pesquisa foi publicada no periódico Emotion.

Fonte: Live Science 20 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários