Notícias de saúde

Perder o sono aumenta o risco de depressão a ansiedade

28 de março de 2024 (Bibliomed). Uma revisão realizada por pesquisadores da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, mostrou que a perda de sono prejudica o funcionamento emocional e aumenta o risco de ansiedade e depressão de uma pessoa, além de afetar emoções positivas como alegria, felicidade e contentamento.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 154 estudos que incluíram mais de 5.700 pessoas. Em todos os estudos, o sono dos participantes foi interrompido por uma noite ou mais. Alguns mantiveram os participantes acordados por um longo período. Alguns permitiram períodos de sono menos do que o normal e outros acordaram os participantes periodicamente durante a noite. Cada um também analisou uma medida emocional, como humor autorrelatado ou medidas de ansiedade e depressão.

Todos os três tipos de perda de sono afetaram as emoções positivas e aumentaram os sintomas de ansiedade, como preocupação e batimentos cardíacos acelerados. Isso ocorreu mesmo após curtos períodos de perda de sono, como ficar acordado uma ou duas horas mais tarde do que o normal ou depois de perder apenas algumas horas de sono.

Os resultados também mostraram que a perda de sono aumentava os sintomas de ansiedade e diminuía a excitação em resposta a estímulos emocionais. As descobertas sobre sintomas de depressão e emoções como tristeza, preocupação e estresse foram inconsistentes e menores.

Para os autores, as implicações desta investigação para a saúde individual e pública são consideráveis, tendo em vista que aproximadamente 30% dos adultos e até 90% dos adolescentes não dormem o suficiente.

Fonte: Psychological Bulletin. DOI: 10.1037/bul0000410.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários