Notícias de saúde

Campanha de Doação de Órgão quer Vencer Desinformação no País

SÃO PAULO (Reuters) - A 2a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, que começou no domingo e vai até o dia 27 de setembro, pretende combater a resistência e a desinformação em relação à doação de órgãos, afirmou Henry de Holanda Campos, presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), na segunda-feira.

"A sociedade precisa entender que se ela não disser 'sim' à doação, não há transplante", disse Campos.

Ele explicou que, do número total de potenciais doadores, menos de um terço se converte em doadores efetivos. "A recusa à doação ocorre em quase 40 por cento dos casos devido à não-autorização familiar", acrescentou Campos.

"A doação não acontece em cerca de 30 por cento dos casos por causa de contra-indicação médica", afirmou Campos. "Por isso, a necessidade de trabalhar também o médico para orientá-lo a manter os órgãos do paciente em condições adequadas, no caso de morte cerebral", acrescentou Campos.

Durante a campanha, coordenada pela ABTO, serão organizados eventos em diversas cidades do país, como a distribuição de material informativo em hospitais e postos de saúde e atividades junto a médicos.

Além disso, algumas cidades realizarão outros eventos -- no Rio de Janeiro será organizada uma caminhada pela orla marítima, em São Paulo serão montados postos de informação em estações de metrô.

"O lado positivo que também queremos enfatizar na campanha é que o número de transplantes vem crescendo no Brasil", disse Campos. "Nos últimos três anos, detectamos um crescimento de 20 por cento ao ano nas doações", acrescentou o presidente da ABTO.

Ele destaca ainda a organização do país na captação de órgãos e realização de transplantes, com "uma política clara e com a disponibilidade de recursos".

Campos afirmou, no entanto, que o país pode e deve aumentar o número de transplantes através da conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos.

"Esperamos poder duplicar ou triplicar rapidamente o número de doações no Brasil, mesmo sem novos leitos ou mais investimentos", acrescentou Campos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários