Notícias de saúde

Transplante de Órgãos é tema de Escola de Samba no Rio de Janeiro

25 de fevereiro de 2003 (Bibliomed). O Carnaval 2003 do Rio de Janeiro terá espaço não só para a folia, mas principalmente, para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. A responsável por isso é a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, com seu enredo “Para sempre no seu coração – Carnaval da Doação”.

A idéia de levar o tema para a avenida foi do presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos - ABTO, Dr. José Osmar Medina Pestana, que, no ano passado, após assistir aos desfiles das escolas de samba cariocas, sentiu que a história do transplante também poderia ser contada. Medina conversou com representantes das agremiações e, nesses contatos, descobriu que o presidente da Mocidade, José Roberto Tenório, é transplantado.

Medina acredita que abordar o tema numa ocasião tão popular pode contribuir para a disseminação de informações importantes sobre a necessidade da doação. Dados do Ministério da Saúde indicam como as campanhas pela doação de órgãos vêm impulsionando o crescimento dos transplantes no país. O governo estima que em 2002 tenham sido realizados mais de 8.000, um aumento de 103,5% em relação a 1997.

Para transformar o tema doação em alegorias e fantasias o carnavalesco da escola, Chico Spinosa, acompanhou um transplante, conversou com médicos e transplantados. “Também forneci outros subsídios para que os compositores criassem o samba-enredo”, revela Medina.

A Mocidade Independente de padre Miguel é a sexta escola que desfilará na segunda, dia 3 de março. Cerca de 4 mil componentes e oito carros alegóricos enfeitarão a passarela do samba.

O desfile começa com a doação simbólica do coração da Mocidade e da comunidade da Vila Vintém. Serão mostradas ainda umas séries de transplantes como o de córneas, medula, ossos, pele, rim e fígado.

O enredo lembrará o transplante realizado pelos médicos Cosme e Damião, patronos da medicina, no ano 280. Os dois transplantaram a perna de um escravo mouro em um sacristão do clero romano - cirurgia considerada o primeiro milagre dos santos. Será abordada também a descoberta da rapamicina, substância que inibe a rejeição de órgãos transplantados e que foi descoberta na Ilha de Páscoa.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários