Notícias de saúde

Doenças cardíacas são associadas à aptidão física na meia idade

01 de junho de 2011 (Bibliomed). Um novo estudo, desenvolvido no Southwestern Medical Center da Universidade do Texas (EUA), afirma que os riscos de homens de meia idade sofrerem de doenças do coração estão diretamente associados à sua aptidão física. 

De acordo com os pesquisadores, baixos níveis dessa aptidão estão ligados a marcações vitalícias de probabilidade ao desenvolvimento de condições cardiovasculares. Os fatores de risco que influenciam essas chances são idade, pressão sanguínea sistólica, diabetes, nível de colesterol total e tabagismo.

Para o estudo, pesquisadores analisaram homens de 45, 55 e 65 anos quanto aos riscos de eles desenvolverem doenças do coração. Para isso, eles se basearam em avaliações dos fatores de risco dos participantes e também em resultados obtidos em um teste de aptidão física.

O experimento mostrou que testes como os feitos pelos homens no estudo podem prever os riscos a longo prazo de pessoas de meia idade sofrerem derrames e enfartos. O exemplo dado pelos pesquisadores explica que um homem de 55 anos que leve 15 minutos para correr uma milha, tem 30% de chances de desenvolver esses problemas. Já um homem que leve 8 minutos para correr a mesma distância tem menos de 10% de chances de ter essas condições.

“Doenças do coração tendem a se agruparem em idades avançadas, mas se você quer se prevenir, nossa pesquisa sugere que a prescrição para a prevenção precisa acontecer mais cedo – quando a pessoa está em seus 40 e 50 anos”, afirma o Dr. Jarett Berry, um dos autores do estudo.

O estudo foi publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Fonte: UPI 30 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários