Notícias de saúde

Baixa condição física está associada a maior risco de depressão e ansiedade

24 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Depressão e ansiedade são transtornos mentais comuns que aumentam os riscos à saúde física e são as principais causas de incapacidade global. Diversas formas de aptidão física podem ser fatores de risco modificáveis para transtornos mentais comuns na população. Pesquisadores examinaram associações entre marcadores individuais e combinados de aptidão cardiorrespiratória e a força de preensão medida com dinamômetro com a incidência de transtornos mentais comuns.

Para melhor avaliar esta situação, foi realizado um estudo de coorte prospectivo de 7 anos em 152.978 participantes do UK Biobank. Um teste de esforço e dinamômetro foram usados para medir a força cardiorrespiratória e de preensão, respectivamente. Os participantes também responderam a um questionário avaliando sintomas de depressão e ansiedade. Os pesquisadores levaram em consideração fatores de confusão potencialmente iniciais, como dieta, status socioeconômico, doenças crônicas e sintomas de doenças mentais

Sete anos depois, eles foram testados novamente para sintomas de depressão e ansiedade, e os pesquisadores descobriram que a alta aptidão aeróbica e muscular no início do estudo estava associada a uma melhor saúde mental sete anos depois. Pessoas com a menor aptidão aeróbica e muscular combinada tiveram 98% mais chances de depressão, 60% mais chances de ansiedade e 81% mais chances de ter um dos transtornos mentais comuns, em comparação com aqueles com altos níveis de aptidão geral.

Estudos anteriores descobriram que pessoas que se exercitam mais têm menos probabilidade de ter doenças mentais, mas a maioria dos estudos baseia-se em pessoas que relatam seus níveis de atividade, que podem ser menos confiáveis do que as medidas objetivas de aptidão física usadas aqui.

Portanto, marcadores objetivos de aptidão cardiorrespiratória e muscular representam fatores de risco modificáveis para transtornos mentais comuns. As estratégias de saúde pública para reduzir os transtornos mentais comuns podem incluir combinações de atividades aeróbicas e de resistência.

Fonte: BMC Medicine. DOI: 10.1186/s12916-020-01782-9.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários