Notícias de saúde

Vitaminas podem oferecer riscos para sobreviventes de câncer, alertam especialistas

04 de setembro de 2008 (Bibliomed). Muitos pacientes que sobreviveram ao câncer, principalmente nos países desenvolvidos, costumam tomar suplementos de vitaminas, minerais e de outros nutrientes na esperança de fortalecer a saúde para prevenir a volta do câncer. Porém, um estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, alerta que a suplementação não prescrita por médicos pode representar riscos.

“Um das mudanças de comportamento mais comuns em sobreviventes de câncer – algumas vezes, sem o conselho de um médico, e frequentemente por si mesmos – é usar suplementos dietéticos na esperança de reforçar a saúde”, disse, em nota para a imprensa, a pesquisadora Denise Snyder.

Mas a especialista destaca que “ainda não está claro se suplementos realmente ajudam a manter os sobreviventes do câncer mais saudáveis ou os colocam sob maior risco”. “Eles, como muitas outras pessoas atualmente, usam a internet, e você pode encontrar muitas falsas esperanças por aí com os suplementos direcionados aos sobreviventes do câncer”, complementou.

No estudo, os pesquisadores avaliaram 753 sobreviventes de câncer com 65 anos ou mais. Cerca de 75% tomava suplementos, incluindo multi-vitaminas (60%), cálcio e vitamina D (37%), antioxidantes (30%), além de ervas, aminoácidos e extratos glandulares.

E os autores destacaram que muitas das pessoas que tomavam os suplementos tinham boa alimentação e eram relativamente saudáveis, o que não justificaria a prática. Além disso, alguns pacientes podem precisar de um nutriente específico, porque não ingere o suficiente, e não serem necessárias a multivitaminas para prevenir a recorrência do câncer.

Por isso, é recomendado que, antes que os pacientes mais velhos sobreviventes do câncer comecem a tomar esses suplementos nutricionais, eles consultem um médico ou um nutricionista.

Fonte: HealthDay. 21 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários