Notícias de saúde

Depressão aumenta mortalidade de pacientes com histórico de parada cardíaca

28 de setembro de 2023 (Bibliomed). A depressão ou a ansiedade estariam associadas ao aumento da mortalidade a longo prazo entre pacientes recuperados após uma parada cardíaca fora do hospital?

As recentes diretrizes da American Heart Association enfatizaram a importância do resultado psiquiátrico e da recuperação para sobreviventes de parada cardíaca fora do hospital (PCFH). A prevalência de transtornos psiquiátricos nessa população foi maior do que na população geral.

Recente estudo teve como objetivo examinar a prevalência de depressão ou ansiedade e a associação dessas condições com a mortalidade de longo prazo entre os indivíduos que sobrevivem à PCFH.

Neste estudo de coorte usando declarações do banco de dados do Serviço Nacional de Seguro de Saúde da Coreia, 2.373 pacientes com parada cardíaca fora do hospital foram acompanhados por até 14 anos. Os pacientes diagnosticados com depressão ou ansiedade tiveram uma taxa de mortalidade a longo prazo aproximadamente 40% maior do que aqueles sem tais transtornos psiquiátricos.

Os achados deste estudo sugerem que a intervenção de reabilitação psicológica e neurológica para sobreviventes de parada cardíaca fora do hospital pode ser necessária para melhorar a sobrevida a longo prazo.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.7809.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários