Saúde e Nutrição
A Catarina Vasconcellos quer saber se o whey protein é um alimento ultraprocessado.
A primeira coisa que precisamos entender é o que é um alimento ultraprocessado. Essa é uma denominação utilizada para alimentos que passam por várias etapas de processamento industrial. Considerando essa classificação, sim, o whey protein é um alimento ultraprocessado.
O que difere o whey protein dos demais ultraprocessados é que ele não recebe tantos aditivos, além de ser uma fonte de proteína concentrada e de alta qualidade, trazendo benefícios para a saúde.
O whey protein é a proteína do soro do leite e considerado uma fonte completa de proteína. O soro do leite é líquido, e para transformá-lo em pó, é preciso que se passe por várias etapas até estar pronto para consumo.
O whey protein pode ser consumido não só por quem pratica atividades físicas, mas por todos aqueles que não conseguem consumir a quantidade necessária de proteínas via alimentação, e por aqueles que querem prevenir a sarcopenia, ou seja, a perda de massa muscular que ocorre com a idade.
Então, mesmo sendo um ultraprocessado, pode tomar seu whey tranquilamente, desde que respeitando as quantidades indicadas para você.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também