Notícias de saúde

Vitaminas C e E não previnem o câncer, indica estudo

16 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Um estudo publicado neste mês no Journal of the American Medical Association sugere que as vitaminas C e E não previnem o desenvolvimento de câncer. “Muitos indivíduos tomam vitaminas na esperança de prevenir doenças crônicas como o câncer, e as vitaminas E e C estão entre os suplementos individuais mais comuns”, destacaram os autores. 

De acordo com os especialistas, estudos anteriores associam esses nutrientes a um menor risco de câncer, mas sem apresentar resultados consistentes. “Um estudo randomizado de larga escala sugere que a vitamina E pode reduzir os riscos de câncer de próstata; mas poucos testes têm fortalecido essa relação. Nenhum teste anterior em homens com risco normal examina a vitamina C sozinha na prevenção do câncer”, explicaram.

No novo estudo, os pesquisadores avaliaram mais de 14 mil médicos com mais de 50 anos, que passaram a tomar doses de 400 unidades internacionais de vitamina E em dias alternados ou doses diárias de 500 mg de vitamina C. E, acompanhando-os por oito anos, os pesquisadores observaram que tanto a vitamina C quanto a E não tinham nenhum efeito sobre a incidência de câncer de próstata e nem sobre a incidência geral de câncer.

“Esses dados não oferecem nenhuma sustentação para o uso desses suplementos para a prevenção de câncer em homens de meia idade e idosos”, concluíram os pesquisadores.

Fonte: Journal of the American Medical Association. 09 de dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários