Notícias de saúde

Comer chocolate, iogurte e queijo pode piorar lesões na pele?

04 de agosto de 2008 (Bibliomed). Um estudo japonês publicado no "The Journal of Dermatology" sugere que a alimentação cumpre um importante papel no agravamento irregular das lesões inflamatórias na pele de crianças com dermatite atópica. Os resultados da pesquisa indicaram que, excluindo queijo, chocolate e iogurte da dieta dos pacientes por três meses, havia significativa melhora na doença.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele que afeta especialmente crianças e adolescentes. E, embora seja reconhecido que muitos fatores ambientais podem agravar as lesões, os autores do estudo destacam que ainda não estaria provado se a alimentação influencia no estado da doença.

Para avaliar o papel da dieta no agravamento das lesões, 69 pacientes com a doença, com idades entre três e 15 anos, foram hospitalizados e submetidos a testes com "alimentos suspeitos". Além disso, os pesquisadores tiraram fotos das lesões antes, durante e depois dos testes para registrar o estado da inflamação.

Após descobrir de um a três alimentos positivos para as lesões de 75% dos participantes, e excluí-los de sua dieta, os pesquisadores observaram que a eliminação de alimentos alergênicos - principalmente o chocolate, o iogurte e o queijo - da alimentação por três meses "trouxe uma notável melhora na doença".

Fonte: The Journal of Dermatology. 10 de julho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários