Notícias de saúde

Injeções semanais de insulina podem ser tão eficazes para diabetes quanto as diárias

02 de setembro de 2025 (Bibliomed). Injeções semanais de insulina podem ajudar a controlar o diabetes tipo 1 e tipo 2 tão bem quanto injeções diárias, descobriram dois ensaios clínicos. Uma nova classe de insulina chamada efsitora alfa foi projetada para exigir injeções apenas uma vez por semana.

Os dois ensaios de fase 3 foram apresentados na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, que ocorreu em Madri, mostraram que o efsitora é tão seguro e eficaz quanto as injeções diárias padrão de insulina.

O primeiro estudo envolveu 928 pessoas com diabetes tipo 2 e descobriu que o efsitora semanal controlava os níveis de açúcar no sangue tão bem quanto uma forma de insulina de ação prolongada chamada degludec. O segundo estudo descobriu que o efsitora tomado uma vez por semana também teve um desempenho tão bom quanto o degludec diário em 623 pessoas com diabetes tipo 1.

Em ambos os ensaios clínicos, que duraram 52 semanas, os pesquisadores designaram aleatoriamente os participantes para tomar insulina efsitora ou degludec. A principal diferença nos resultados entre os dois ensaios envolveu eventos hipoglicêmicos (baixo nível de açúcar no sangue). O estudo sobre diabetes tipo 2 não encontrou nenhuma diferença estatisticamente significativa entre efsitora e degludec no que diz respeito à hipoglicemia. Mas a hipoglicemia ocorreu com mais frequência em diabéticos tipo 1 que tomaram efsitora (10%) em comparação com degludec (3%).

O estudo sobre diabetes tipo 2 também descobriu que o efsitora funcionou bem em diabéticos, mesmo que eles estivessem tomando um medicamento GLP-1, como o Ozempic. De acordo com os pesquisadores, dadas as diretrizes de tratamento e recomendações para incorporar agonistas do receptor GLP-1 mais cedo no tratamento, juntamente com seu uso crescente em todo o mundo, é relevante mostrar que o efsitora pode ser adicionado de forma eficaz e segura a essa terapia.

Fontes: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2403953. The Lancet. DOI:  10.1016/S0140-6736(24)01804-X.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários