Notícias de saúde

Enfermeiras que trabalham a noite são mais vulneráveis a infecções

02 de setembro de 2025 (Bibliomed). Enfermeiros do turno noturno com privação de sono correm maior risco de resfriado comum e outras doenças infecciosas, sugere estudo realizado no Centro Norueguês de Competência para Distúrbios do Sono no Hospital Universitário Haukeland, na Noruega. Segundo os pesquisadores, o trabalho em turnos e seu impacto na qualidade do sono podem causar estragos no sistema imunológico dos enfermeiros, tornando-os mais vulneráveis a infecções.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 1.300 enfermeiros noruegueses. Os resultados mostraram que o trabalho em turnos, especialmente no turno noturno, estava associado a maior risco de infecção. No entanto, o trabalho noturno foi associado apenas a um risco maior de resfriado comum, e não a qualquer outra infecção.

Enfermeiros que dormiam até duas horas a menos do que o necessário tinham um risco 33% maior de resfriado comum, e o risco era o dobro entre enfermeiros com mais de duas horas de débito de sono.

Os resultados mostram que o risco de pneumonia e bronquite também aumentou drasticamente com a falta de sono, sendo quase 2,3 vezes maior com débito de sono moderado e 3,9 vezes maior com débito de sono grave. Sinusite e infecções gastrointestinais também eram mais comuns entre enfermeiros que não dormiam o suficiente.

Fonte: Chronobiology International. DOI: 10.1080/07420528.2025.2455147.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários