Notícias de saúde

Aproveite o inverno sem se arrepender no verão

14 de junho de 2011 (Bibliomed). Com a chegada do inverno começamos a sentir mais fome e temos mais apetite. Fica fácil perder o controle e fugir da dieta, comendo alimentos calóricos e gordurosos - e os excessos dessa estação podem causar muito incômodo quando vier o verão.

De acordo com os especialistas, o aumento de apetite no inverno está relacionado ao emocional da pessoa e também à sua relação com a comida. “No Brasil, onde a estação tem clima ameno na maior parte das regiões, o acréscimo do gasto calórico diário não chega a 10%, o que não justifica um grande aumento na ingestão de calorias e, portanto, não serve de desculpa para aqueles que acabam exagerando no consumo de alimentos altamente calóricos”, explica a nutricionista Luciana Harfenist. A comida pode ser vista como uma compensação por necessidades afetivas que afloram nos dias frios e isso faz com que a pessoa exagere e ganhe peso.

Mas manter o peso no inverno não é impossível, e dá pra aproveitar as comidas típicas da estação sem grandes privações. Quando for comer chocolates, mantenha um limite de uma barra pequena por dia (35g), devido às quantidades altas de açúcar e gordura do doce. No chocolate quente, use leite desnatado. A nutricionista aconselha que para comer fondue sem se arrepender “é muito importante escolher molhos mais naturais, com tomate ou iogurte, por exemplo, sem tanta gordura. E trocar o óleo em que é frita a carne por um consumé, opção deliciosa para deixar o fondue mais leve e saudável”

As festas juninas trazem outras tentações. Pratos o milho cozido e outros alimentos feitos com ele (canjica, bolos e doces) podem ser consumidos sem culpa. Os churrasquinhos também estão liberados.

O clima frio não é motivo para abandonar as atividades físicas, e seguir uma rotina de exercícios é essencial para a manutenção da boa forma em qualquer estação. Além disso, a prática de atividades físicas aumenta o metabolismo e ajuda a fazer com que a pessoa fique mais bem disposta para passar o dia.

Seguindo o bom senso e fazendo opções mais saudáveis de alimentação é possível curtir as delícias do inverno sem grandes excessos e, o que é a melhor parte, sem arrependimentos no verão.

Fonte: Dona Comunicação 9 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários