Notícias de saúde
01 de setembro de 2025 (Bibliomed). Obter vitaminas e minerais essenciais durante a gravidez pode ajudar a mulher a manter a pressão arterial saudável até a meia-idade, sugere uma nova pesquisa realizada no Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos. Altos níveis dos minerais cobre e manganês em mulheres grávidas foram associados à pressão arterial mais baixa décadas depois, bem como à redução do risco de pressão alta. Níveis mais altos de vitamina B12 também foram associados à pressão arterial mais baixa na vida adulta.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de um estudo de longo prazo em andamento com quase 500 mulheres grávidas recrutadas entre 1999 e 2002. As mulheres foram submetidas a exames de sangue durante a gravidez para verificar os níveis de minerais essenciais saudáveis, como cobre, magnésio, manganês, selênio e zinco, além de serem testadas para verificar os níveis de folato e vitamina B12.
Após quase 20 anos de acompanhamento, os pesquisadores entraram em contato novamente com as mulheres, que agora tinham uma idade média de 51 anos. A pressão arterial das mulheres foi testada durante esse check-in e foi considerada alta se fosse maior que 130/80 ou se tivessem tomado medicamentos para pressão alta.
Os resultados mostraram que se as mulheres tivessem níveis dobrados de cobre e manganês no sangue durante a gravidez, o risco de pressão alta na meia-idade seria 25% e 20% menor, respectivamente. Níveis dobrados de vitamina B12 também contribuíram para reduzir a pressão arterial, mas os pesquisadores notaram que cerca de 95% dos participantes tinham níveis de B12 dentro da faixa normal. Cobre, manganês, selênio e zinco reduzem a pressão arterial e, quanto mais altos os níveis, mais a pressão arterial é beneficiada mais tarde na vida.
No entanto, as descobertas não devem ser interpretadas como recomendações, já que os pesquisadores não conseguiram dizer se as mulheres obtiveram essas vitaminas e minerais de alimentos, suplementos alimentares ou outras fontes.
Fonte: Hypertension. DOI: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.124.23980.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também