Notícias de saúde

Fumar maconha e ter intoxicação pelo chumbo?

18 de abril de 2008 (Bibliomed). Aqui está mais um motivo para dizer não às drogas: fumar maconha poderia levar à intoxicação pelo chumbo. Médicos na Alemanha relataram que um misterioso surto de intoxicação pelo chumbo estaria ligado a suprimentos de maconha contaminados pelo metal vendidos nas ruas.

Em uma carta ao New England Journal of Medicine, Franziska Busse, MD, do Hospital Universitário de Leipzig e colegas relataram uma intrigante ocorrência com sintomas de intoxicação pelo chumbo durante um período de 3 a 4 meses, em indivíduos com idades compreendidas entre os 16 e os 33 anos. Vinte e nove pacientes atendidos em quatro diferentes hospitais tinham cólicas abdominais, náuseas, fadiga e anemia - sinais e sintomas clássicos de intoxicação pelo chumbo.

No entanto, a fonte do chumbo permaneceu inexplicável. Após oito semanas de investigação, Busse e colegas finalmente encontraram um elo comum: todos os pacientes admitiram fumar maconha regularmente.

Testes realizados nas sobras de maconha de alguns doentes revelaram vestígios de partículas de chumbo misturadas com folhas da planta. O grande tamanho das partículas de chumbo encontradas em um pacote sugeriu fortemente que o envenenamento talvez não resultasse da contaminação do solo. Busse escreve que a polícia suspeitou que os traficantes deliberadamente colocassem chumbo nos sacos de maconha num esforço para aumentar os lucros. O peso das partículas chumbo encontrado nos fornecimentos estudado levaria a um lucro adicional de cerca de 1.500 dólares por cada quilo de maconha vendida.

A intoxicação pelo chumbo pode ter efeitos graves sobre várias partes do corpo. O chumbo pode danificar o sistema nervoso, a fertilidade, e levar a problemas de memória e concentração. A intoxicação grave pelo chumbo pode levar à morte. Fumar partículas de chumbo é particularmente perigoso, pois permite que o metal seja facilmente absorvido pelas vias respiratórias.

Fonte: New England Journal of Medicine. April 2008; vol 358: pp 1641-1642.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários