Notícias de saúde

Pacientes devem ser questionados sobre uso de maconha antes de cirurgias

23 de maio de 2023 (Bibliomed). A Sociedade Americana de Anestesia Regional e Medicina da Dor emitiu novas recomendações indicando o rastreio do uso de maconha antes de procedimentos cirúrgicos que requerem anestesia.

De acordo com o documento, todos os pacientes devem ser questionados sobre o uso de maconha antes de procedimentos cirúrgicos, e sobre como foi feita a ingestão da droga: por fumo ou ingestão, a quantidade e a hora em que foi consumida, além da frequência de uso.

A orientação sugere adiar a cirurgia pelo menos duas horas após a pessoa ter fumado cannabis pela última vez devido a um risco aumentado de infarto do miocárdio, taquicardia ou outras arritmias cardíacas na sala de recuperação. Além disso, a cirurgia para um usuário de maconha que apresenta sinais de intoxicação aguda e alterações do estado mental deve ser cancelada porque o paciente não pode dar consentimento informado.

De acordo com a Sociedade Americana de Anestesia Regional e Medicina da Dor, a maconha pode interagir com anestésicos e outras drogas, dificultando o controle da dor e podendo levar a condições mais graves.

No entanto, a orientação não chega a sugerir a triagem toxicológica universal de pacientes para canabinoides com base na atual falta de evidências.

Fonte: Regional Anesthesia & Pain Medicine. DOI: 10.1136/rapm-2022-104013.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários