Notícias de saúde

Doença gengival pode aumentar risco de AVC e danos cerebrais

04 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Além de deixar o sorriso bonito, manter uma boa higiene bucal pode ajudar a proteger o cérebro e o coração. É o que indicam dois novos estudos realizado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

No primeiro estudo, adultos com doença gengival apresentaram maior probabilidade de alterações na substância branca do cérebro. Os pesquisadores explicam que a doença gengival está associada a uma maior probabilidade de inflamação, e a inflamação tem sido relacionada à aterosclerose, bem como ao endurecimento dos pequenos vasos sanguíneos.

No segundo estudo, os pesquisadores descobriram que pessoas com doença gengival e cáries apresentavam um risco 86% maior de acidente vascular cerebral (AVC) em comparação com aquelas com dentes e gengivas saudáveis.

De acordo com os autores, escovar os dentes e usar fio dental diariamente, juntamente com visitas regulares ao dentista, foram associados a um risco 81% menor de AVC entre os participantes que mantiveram esses hábitos bucais saudáveis.

Embora a pesquisa não prove que a má saúde bucal cause diretamente um AVC, ela contribui para o crescente conjunto de evidências de que a inflamação na boca pode desempenhar um papel na saúde do coração e do cérebro.

Fonte: Neurology Open Access. DOI: 10.1212/WN9.0000000000000037. DOI: 10.1212/WN9.0000000000000036.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários