Notícias de saúde

Uso de piercing na cartilagem da orelha tem maior risco

04 de Março de 2004 (Bibliomed). A colocação de um piercing na parte superior da orelha traz maiores riscos do que se feita em sua parte inferior, o lóbulo, pelo maior possibilidade de surgimento de infecções que não respondem a tratamento com antibióticos.

Em um artigo publicado na semana passada na revista JAMA - Journal. of the American Medical Association - é relatada a ocorrência de um grande número de infecções graves causadas pela bactéria Pseudomonas aeruginosa, surgidas em uma joalheria após a colocação de piercing. Segundo o artigo, de 118 crianças e adolescentes que tiveram suas orelhas perfuradas durante um período de observação de seis semanas, sete desenvolveram casos confirmados da infecção, havendo ainda 18 outros casos suspeitos. Nenhuma das infecções ocorreu a partir de piercings colocados no lóbulo da orelha; todas surgiram quando foi perfurada a cartilagem da parte superior do pavilhão auricular.

Dos casos confirmados, quatro pacientes precisaram de cirurgia como forma de tratamento, sendo que em várias situações ocorreu deformidade na orelha como conseqüência da infecção .

A infecção por Pseudomonas não surge de imediato: ela ocorre tipicamente semanas ou meses depois da colocação do piercing.

Fonte: The Journal of the American Medical Association, Feb. 25, 2004; vol 291; pp 981-985

Veja ainda:

Os Riscos de Fazer Piercings e Tatuagens
Tatuagens e Body Piercing: A Linguagem do Corpo

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários