Notícias de saúde

Terapia de reposição hormonal eleva o risco de recidiva do câncer de mama

11 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). Mesmo o uso por pouco tempo de terapia de reposição hormonal (TRH) é considerado como sendo um risco inaceitavelmente alto para recorrência do câncer de mama.

Isto é o que informa uma carta com o relatório de uma pesquisa enviada à revista Lancet no último final de semana. Segundo as informações, um estudo sueco estava investigando a utilização da terapia de reposição hormonal utilizando estrógeno e progestina em mulheres que haviam sido tratadas para câncer de mama. A pesquisa procurava avaliar se a TRH era segura para utilização nestas pacientes, ou se as colocava sob risco para a recorrência do tumor.

Os investigadores haviam cadastrado 345 mulheres no estudo; cerca de metade delas estava recebendo a TRH, e metade não. Após um seguimento curto, de apenas dois anos, 26 das mulheres recebendo a terapia hormonal e 7 das que não estavam recebendo os hormônios apresentaram recorrência do câncer de mama. Estes dados indicaram que o risco de recorrência dos tumores de mama em mulheres que faziam a TRH foi de três vezes maior do que aquelas que não recebiam os hormônios.

Os autores do estudo concluíram que tais resultados, mesmo neste número pequeno de pacientes, apresentaram uma significância estatística elevada, fazendo com que a pesquisa fosse interrompida antecipadamente em dezembro de 2003. Os pesquisadores publicaram uma recomendação na revista dizendo que o risco de TRH em mulheres que já haviam sido portadoras de câncer de mama era inaceitável, e que este tratamento não deveria ser feito nestas pacientes.

Fonte: Lancet 2004; 363: 453-55.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários