Notícias de saúde
16 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Uma lesão na medula espinhal pode ser apenas o começo dos problemas de saúde de uma pessoa, sugere estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Hipertensão, colesterol elevado, acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardíacas, diabetes e uma série de problemas cerebrais e transtornos psiquiátricos são alguns dos problemas que provavelmente afetarão uma pessoa que sofreu uma lesão traumática na medula espinhal.
Para o novo estudo, os pesquisadores acompanharam a saúde de mais de 1.000 pacientes com lesão medular tratados no Mass General Brigham e 1.700 tratados pelo Sistema de Saúde da Universidade da Califórnia entre janeiro de 1996 e janeiro de 2024.
Os pesquisadores compararam esses pacientes com indivíduos semelhantes sem lesão medular e os acompanharam por um período de até 20 anos.
Em comparação com o grupo de controle saudável, pessoas com lesões na medula espinhal apresentaram:
A maioria desses riscos à saúde estava ligada a um risco aumentado de morte após uma lesão na medula espinhal. Por exemplo, a hipertensão arterial pós-lesão dobrou o risco de morte; as alterações hormonais aumentaram o risco de morte em cinco vezes ou mais; a depressão triplicou o risco; as convulsões aumentaram o risco em mais de seis vezes; e a demência, em quase cinco vezes, constataram os pesquisadores.
De acordo com os pesquisadores, uma lesão na medula espinhal pode afetar a saúde de uma pessoa causando inflamação, prejudicando a função dos vasos sanguíneos, interrompendo as funções automáticas do corpo e danificando o microbioma intestinal e a resposta imunológica. Pessoas com esse tipo de lesão também podem sofrer com a falta de atividade física, uma dieta inadequada e isolamento social, fatores que podem contribuir para a deterioração da saúde.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.41157.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias