Notícias de saúde

Jejum intermitente não afeta habilidades mentais

15 de dezembro de 2025 (Bibliomed). O jejum intermitente não deve prejudicar a capacidade de um adulto de pensar, lembrar e resolver problemas, sugere uma revisão de evidências realizada por pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Para a revisão de evidências, os pesquisadores analisaram dados de 71 estudos anteriores envolvendo quase 3.500 pessoas. Os resultados não mostraram nenhum impacto geral de jejuns de 12 horas ou menos.

No entanto, o desempenho cognitivo das pessoas diminuiu ligeiramente se os jejuns durassem mais de 12 horas. As crianças também apresentaram maiores declínios na capacidade cerebral durante o jejum do que os adultos, mesmo a curto prazo.

De acordo com os pesquisadores, os resultados sugerem que o desempenho cognitivo permanece estável durante o jejum de curto prazo. No entanto, as populações pediátricas podem exigir atenção especial ao avaliar intervenções de jejum, indicando que o cérebro em desenvolvimento tem uma vulnerabilidade maior à indisponibilidade de energia.

Fonte: Psychological Bulletin. DOI: 10.1037/bul0000492.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários