Notícias de saúde

Terapia hormonal não aumenta risco para sobreviventes de câncer de mama

25 de agosto de 2022 (Bibliomed). A terapia de reposição hormonal (TRH) para sobreviventes de câncer de mama não parece aumentar o risco de recorrência do câncer ou morte, relatam pesquisadores do Odense University Hospital, na Dinamarca. Embora a TRH tenha sido previamente associada a um risco aumentado de retorno do câncer de mama, esses estudos anteriores se referiam à TRH oral e não ao creme de estrogênio vaginal. O estudo mais recente, no entanto, não encontrou aumento no risco de recorrência ou morte para mulheres recebendo qualquer tipo de TRH.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de cerca de 8.500 mulheres diagnosticadas com câncer de mama em estágio inicial entre 1997 e 2004. Essas mulheres não receberam nenhum tratamento hormonal ou cinco anos de terapia hormonal.

Entre as mulheres que não receberam terapia de estrogênio vaginal ou terapia hormonal da menopausa antes do diagnóstico de câncer de mama, 1.957 usaram terapia de estrogênio vaginal e 133 usaram terapia hormonal da menopausa após o diagnóstico.

Ao longo de uma média de quase 10 anos de acompanhamento, 16% tiveram recorrência de câncer de mama. Ao todo, 111 pacientes que tiveram recorrência receberam terapia de estrogênio vaginal, 16 receberam terapia hormonal da menopausa e cerca de 1.200 mulheres não receberam nenhum dos tratamentos.

Os efeitos colaterais da privação de estrogênio após o câncer de mama afetam muitas mulheres e podem ser uma das principais razões para a descontinuação de tratamentos de câncer de mama, como tamoxifeno e inibidores de aromatase. Para as mulheres que tomam inibidores da aromatase para reduzir os níveis de estrogênio, há um pequeno risco de recorrência, mas não há aumento do risco de morte.

Fonte: Journal of the National Cancer Institute. DOI: 10.1093/jnci/djac112.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários