Notícias de saúde

Poluição luminosa pode afetar a saúde cardíaca

15 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Pessoas expostas a altos níveis de luz artificial apresentam um risco cada vez maior de doenças cardíacas, sugere estudo realizado no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos. Uma maior exposição à luz artificial à noite foi associada a um aumento de 35% no risco de doenças cardíacas em cinco anos e a um aumento de 22% no risco em 10 anos.

Para o novo estudo, pesquisadores analisaram a saúde de 466 adultos com idade média de 55 anos que realizaram exames de PET ou tomografia computadorizada no Hospital Geral de Massachusetts entre 2005 e 2008. Eles compararam a saúde e os exames cerebrais dos participantes com sua exposição à luz artificial, com base em seu endereço residencial.

Os resultados mostraram que níveis mais altos de luz artificial causaram atividade cerebral estressante e inflamação dos vasos sanguíneos. Mesmo aumentos modestos na exposição à luz noturna foram associados a maior estresse cerebral e arterial.

Ao longo de uma década, 17% das pessoas desenvolveram um problema cardíaco grave. A exposição à luz foi associada ao risco de doenças cardíacas, mesmo após considerar outros fatores de risco. Os riscos cardíacos foram ainda maiores entre pessoas que viviam em áreas com alto nível de ruído de tráfego, baixa renda no bairro ou outros fatores ambientais que podem aumentar o estresse.

Os pesquisadores explicam que mesmo aumentos modestos na exposição à luz noturna foram associados a maior estresse cerebral e arterial, e quando o cérebro percebe o estresse, ele ativa sinais que podem desencadear uma resposta imunológica e inflamar os vasos sanguíneos. Com o tempo, esse processo pode contribuir para o endurecimento das artérias e aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame.

Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2025.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários