Notícias de saúde

Anfetaminas são novo grande problema mundial de drogas, alerta ONU

04 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). O consumo de estimulantes sintéticos está crescendo tão rápido que em breve pode fazer sombra aos narcóticos tradicionais, como heroína e cocaína, apontou a Organização das Nações Unidas (ONU). Essas drogas, também conhecidas como estimulantes tipo anfetaminas (ETA), são fabricadas em laboratórios secretos a partir de substâncias como a efedrina. O baixo custo – no Sudeste Asiático, o comprimido pode ser encontrado por menos de dois dólares – e a facilidade de ser produzida em qualquer lugar do mundo têm feito desses comprimidos um problema difícil de controlar. “Quero destacar o perigo significativo da disseminação da produção e do consumo de anfetaminas em todo o mundo. Em breve, o uso das drogas sintéticas pode se tornar o problema mais sério já enfrentado”, disse Antonio Maria Costa, diretor executivo global do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes, em Viena.

Pequenos e atraentes, os comprimidos são traficados facilmente por quadrilhas bem organizadas e são produzidos principalmente do Sudeste Asiático, de onde são levados para o Ocidente. Segundo dados da ONU, apenas em 2000, foram apreendidas 40 toneladas de comprimidos, número muito superior às 5 toneladas registradas em 1991. “O processo está se intensificando em todas as partes do mundo, porque a demanda também é crescente. Em todos os lugares, o consumo combinado está emergindo como um fenômeno perigoso e as pessoas usam um narcótico junto com outro”, disse Costa.

Para o diretor da ONU, os governos devem lidar com o problema implantando ações em vários níveis – desestimulando o consumo, impedindo a distribuição e oferecendo uma outra alternativa de renda aos fabricantes. “A guerra está ficando mais séria e os riscos estão ficando maiores. Precisamos de inspiração, compromisso e determinação”, concluiu.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários