Saúde e Nutrição

Nativo da China, o pêssego é uma fruta suculenta e doce, com casca aveludada e caroço duro. Dependendo do tipo, sua polpa pode ser branca ou amarela, e ainda ser mais firme ou mais macio.
Ela é rica em fibras, vitaminas A, C e do complexo B, e ajuda na digestão, na pele e na imunidade. A fruta também contém minerais como ferro, fósforo, cobre e iodo, além de betacaroteno e ácido clorogênico, que combatem radicais livres e podem prevenir doenças.
Outra substância presente em grande quantidade no pêssego é a água, o que ajuda na hidratação e na digestão. Não bastasse todos esses benefícios, a fruta ainda é pouco calórica: em média, a cada 100 gramas, tem entre 39 e 44 calorias e baixo índice glicêmico.
O ideal é consumir o pêssego in natura, para aproveitar todos os seus benefícios, e não precisa tirar a casca: ela contém muita vitamina A e fibras! Basta higienizar corretamente. É possível, também, utilizar a fruta no preparo de sucos, vitaminas e chás, além de sobremesas, compotas e geleias, e até grelhado, como acompanhamento de carnes, saladas e queijos.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias