Notícias de saúde

ONU propõe metas para a infância

14 de Maio de 2002 (Bibliomed). A Organização das Nações Unidas (ONU) quer reduzir os índices de mortalidade infantil em dois terços até o ano de 2015. Esta é uma das metas propostas a diversos países pela entidade, que elaborou um documento sobre o assunto no encerramento da reunião da ONU sobre a infância. A mortalidade infantil não é a única preocupação das autoridades mundiais, que também alertam para a necessidade de reduzir em até 75% os índices de mortalidade materna. A meta precisa ser atingida até o ano de 2015.

Para a ONU, os índices de desnutrição entre as crianças com menos de cinco anos também são preocupantes. O documento sugere uma redução de 30% nos números. A imunização é outro desafio para os países, sobretudo os que estão em desenvolvimento. A ONU propõe a vacinação – contra as doenças mais comuns – de pelo menos 90% das crianças com menos de um ano. Durante o evento, a entidade lembrou que é preciso garantir também a melhoria das condições sanitárias domiciliares e o acesso à água potável.

A luta contra a Aids e o acesso à medicina reprodutiva foram outros temas discutidos. As metas propostas pelo documento internacional foram de redução em 25% do número de soropositivos com idades entre 15 e 24 anos e a redução de 20% na proporção de recém-nascidos soropositivos. Os especialistas também recomendam que as informações sobre a doença e suas formas de prevenção e transmissão sejam acessíveis às gestantes e a 95% dos jovens.

A carta elaborada pela ONU também fez propostas relacionadas à educação, solicitando o acesso à escola e a redução do analfabetismo. As autoridades pediram ainda que os países desenvolvidos contribuam financeiramente para a melhoria das condições de vida dos países em desenvolvimento e o perdão de dívidas contraídas por países em situação mais crítica, que se comprometam a investir na erradicação da pobreza.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários