Notícias de saúde

ONU Está Otimista com Controle Global de Uso de Drogas

Por Sanjay Kumar

NOVA DÉLHI (Reuters Health)
- O fluxo de drogas ilícitas em todo o mundo pode ser estancado, informou um documento divulgado na terça-feira pelo Departamento de Controle de Drogas e Prevenção do Crime das Nações Unidas, na Ásia.

Cerca de 180 milhões de pessoas -- 4,2 por cento da população com mais de 15 anos de idade -- usavam drogas no fim da década de 90, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2000.

Havia 144 milhões de usuários de maconha; 29 milhões de pessoas consumiam estimulantes tipo anfetamina; 14 milhões usavam cocaína e 13,5 milhões, opiáceos, incluindo 9 milhões de dependentes de heroína. Os números não somam 180 milhões porque as pessoas geralmente usam mais de uma droga.

Apesar desses números, alguns sucessos durante a última década -- principalmente em termos de frear a produção de heroína e cocaína -- são motivo de otimismo. As duas drogas são responsáveis pela maioria das hospitalizações relacionadas a narcóticos, violência por overdose e envolvimento do crime organizado.

A produção mundial de folha de coca e a fabricação de cocaína caíram quase 20 por cento entre 1992 e 1999, a produção ilícita de ópio passou de 5.800 toneladas para menos de 4.800 toneladas de 1999 para 2000.

O Paquistão, um dos principais produtores mundiais de heroína, se tornou virtualmente livre da substância. O Peru reduziu a produção de folha de coca em 50 por cento, deixando de ser o maior produtor mundial. A Bolívia reduziu a área de cultivo em 78 por cento em três anos, informou o relatório.

Nos Estados Unidos, o uso de cocaína caiu quase 70 por cento entre 1985 e 1999 e o consumo total de drogas caiu 40 por cento no mesmo período. Os números foram diretamente relacionados ao aumento do investimento em pesquisa, prevenção e tratamento de 900 milhões para 5,6 bilhões de dólares entre 1985 e 1999, informou o documento.

"Há evidências crescentes de que a prevenção e o tratamento têm um importante papel na redução da demanda por droga", avaliou o relatório.

"Embora os objetivos firmados pelos membros da Assembléia Geral da ONU em 1998, de reduzir pela metade o uso de droga e diminuir significativamente a produção ilícita até 2008, possam ter parecido muito ambiciosos, a experiência dos últimos dois anos dá indicações de que são possíveis", disse Renate Ehmer, representante regional do Programa Internacional sobre Drogas da ONU, em Nova Délhi, à Reuters Health.

O tráfico de drogas é um fenômeno global que atinge 170 países e apresenta preferências regionais: cocaína e maconha na América, opiáceos na Ásia e Europa, haxixe na Europa e estimulantes tipo anfetamina na Ásia e Europa. O maior crescimento do tráfico na década de 90 foi de estimulantes tipo anfetamina.

Com a redução da base de produção, a produção ilícita de ópio agora está concentrada em apenas dois países: Afeganistão e Mianmar.

"Juntos, contribuíram com quase 90 por cento da produção ilícita mundial de ópio nos últimos anos e quase 95 por cento em 1999", informou o relatório. Em 1999, mais de 75 por cento da produção global de ópio ocorreu no Afeganistão e a Colômbia foi responsável por dois terços da produção mundial de folha de coca e 80 por cento da produção de cocaína, informou o documento.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários