Notícias de saúde

Risco de pandemia de gripe mais devastadora que a Espanhola

25 de Abril de 2002 (Bibliomed). O médico e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) João Toniolo Neto afirmou ao jornal dessa instituição de ensino que o Brasil corre o risco de sofrer uma pandemia de gripe mais letal que a Gripe Espanhola. Professor da disciplina de Geriatria, o médico acredita que a vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenção contra o mal provocado pelo vírus Influenza. Somente assim, poderia se evitar nova catástrofe, como a ocorrida em 1918.

Na opinião do pesquisador, a ocorrência de uma nova pandemia poderia provocar dezenas de milhões de óbitos. Atualmente, a pneumonia é responsável pela ocorrência de 1,5 milhão de mortes por ano no mundo.

No Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que garante doses gratuitas às pessoas maiores de 60 anos, vai prosseguir até amanhã (26 de abril).

A campanha está sendo coordenada pelos centros estaduais de vigilância epidemiológica e diretorias regionais de saúde. O último balanço de imunização consolidado para o Estado de São Paulo indica que 1,9 milhão de pessoas foram aos postos de saúde, o que representa mais de 40% da população acima de 60 anos.

Em Minas Gerais, segundo a Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, foram aplicadas 573.676 doses da vacina contra a gripe. Esse número corresponde a 34,56% da população com 60 ou mais anos de idade no Estado. Segundo o Ministério da Saúde, menos de 10% dos idosos apresentaram algum tipo de reação leve à vacina, como indisposição e febre.

Os técnicos informam que essa época do ano é a mais propícia para a vacinação. No inverno, o vírus Influenza que provoca a gripe tem grande circulação nos países sul-americanos. As doses estarão disponíveis até o dia 26 nos postos de saúde de cada município. O horário previsto de funcionamento é de 8h às 17h.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários