Notícias de saúde
08 de outubro de 2025 (Bibliomed). O que leva uma pessoa a ultrapassar os cem anos de vida? Segundo pesquisadores da Universidade de Barcelona, na Espanha, não existe uma característica principal, mas muitos pequenos fatores que atuam em conjunto.
Os pesquisadores acompanharam Maria Branyas Morera, que morreu em agosto de 2024, aos impressionantes 117 anos, para entender o motivo de sua longevidade. Para se ter uma ideia, Maria, que nasceu em 4 de março de 1907, sobreviveu a duas guerras mundiais, à Guerra Civil Espanhola e a duas pandemias - a gripe espanhola e a Covid-19. E mesmo tendo contraído Covid-19 aos 113 anos, se recuperou totalmente.
Na visão dos pesquisadores, Maria tinha muitas coisas a seu favor: um estilo de vida saudável, bactérias benéficas em seu microbioma e uma genética que tem sido associada à longevidade. Ela seguia uma dieta mediterrânea, evitando o excesso de gordura e açúcares processados. Caminhava regularmente, até que a idade avançada tornou a caminhada muito difícil. Ela também não consumia tabaco nem álcool.
Como parte da dieta, Maria consumia muito iogurte, o que mantinha seu microbioma intestinal repleto da bactéria benéfica Bifidobacterium, conhecida por inibir a inflamação, que pode contribuir para um envelhecimento mais rápido. Além disso, ela possuía variantes genéticas que reduziam seu risco de níveis elevados de colesterol, doenças cardíacas, câncer e demência.
Os autores explicam que é muito difícil tirar conclusões sólidas com base na vida de uma única pessoa, mas é fato que genética e estilo de vida podem ajudar na saúde de uma pessoa, mas a causalidade da doença é geralmente uma questão de probabilidades e não de valores absolutos.
Fonte: Cell Reports Medicine. DOI: 10.1016/j.xcrm.2025.102368.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também