Notícias de saúde

Novo Teste Detecta Infertilidade Masculina

02 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Um novo teste de infertilidade masculina pode poupar as mulheres da angústia de tratamentos desnecessários, disseram cientistas norte-americanos e japoneses na quarta-feira.

O teste identifica uma proteína chamada ubiquitina que pode indicar lesões nos espermatozóides. Altos níveis da proteína no esperma significam que existe um problema de infertilidade masculina.

"A ubiquitina parece ser um marcador universal de anormalidades no sêmen, reconhecendo uma variedade de defeitos no esperma e também contaminantes no sêmen", disse Peter Sutovsky, da Universidade de Ciências de Saúde do Oregon.

O teste, chamado imunoanálise do marcador esperma-ubiquitina (Suti), detecta a proteína usando anticorpos. Os resultados dos estudos iniciais do novo método estão publicados na revista Human Reproduction.

"Ele é muito sensível", disse Sutovsky. "Acredito que o Suti pode ser a primeira análise realmente objetiva da infertilidade masculina, baseada na medida exata e completamente automatizada de uma única proteína no esperma", afirmou o pesquisador.

Os anticorpos também podem ajudar os cientistas a descobrir uma forma de destruir espermatozóides defeituosos de amostras usadas para tratamentos de fertilização in vitro, o que pode ajudar a aumentar as chances de sucesso.

Cerca de 10 por cento dos casais têm problema de infertilidade e não conseguem conceber após um ano de tentativa. Um terço dos casos é devido a um problema masculino, normalmente relacionado ao esperma. Em cerca de um quinto dos casais a razão para a infertilidade não tem explicação.

Os cientistas conseguem examinar os espermatozóides em microscópio para analisar anormalidades na forma, no movimento e no número, mas os resultados podem ser inconsistentes e nem todos os defeitos são evidentes.

Yukihiro Terada, da Universidade Tohoku, em Sendai, Japão, disse que o Suti pode ajudar a detectar o problema rapidamente.

"Isso permite um diagnóstico mais preciso e pode direcionar o tratamento de infertilidade para o homem, poupando sua parceira de exames excessivos e possivelmente mesmo de tratamentos desnecessários", disse Terada.

Quando o teste foi usado para examinar 17 amostras de sêmen, confirmou um problema de infertilidade diagnosticado anteriormente, indicou razões básicas do problema que não eram evidentes antes ou confirmou que não havia problema.

Em três casos, o Suti mostrou que o homem poderia estar contribuindo para a infertilidade já reconhecida de sua parceira.

Os pesquisadores estão iniciando ensaios mais amplos do Suti nos Estados Unidos e Japão para confirmar as descobertas iniciais.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários