Notícias de saúde

Descoberta de gene pode levar a anticoncepcional masculino, segundo cientistas

07 de abril de 2009 (Bibliomed). A descoberta recente de uma anormalidade genética que parece evitar que alguns homens tenham filhos poderia ajudar a desenvolver uma pílula anticoncepcional masculina, segundo pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Em artigo publicado no American Journal of Human Genetics, os especialistas destacam que, apesar de contraceptivos orais estarem disponíveis para as mulheres há mais de 40 anos, não há uma opção similar para os homens, que devem recorrer aos preservativos ou à vasectomia.

Os pesquisadores identificaram o gene CatSper1 – “envolvido na infertilidade masculina não-sindrômica” – durante estudo a genética de famílias do Irã, onde a população tem taxas relativamente altas de mutações genéticas causadoras de doenças. Apesar de o estudo ser direcionado em identificar causas genéticas da surdez, houve a descoberta do “gene da infertilidade masculina”.

De acordo com os autores, a descoberta “poderia levar a futuras terapias para infertilidade que repõe o gene ou a proteína”. “Porém, talvez até mais importante, a descoberta poderia ter implicações para a contracepção masculina”, explicou o pesquisador Michael Hildebrand. 

Estudos da Universidade de Harvard com modelos de ratos mostraram que as mutações do CatSper1 afetam a motilidade do esperma, principalmente os movimentos vigorosos usados para entrar no óvulo durante a fertilização. E isso explicaria seu efeito na fertilidade. Porém mais estudos são necessários.

Fonte: University of Iowa Health Care Media Relations. 03 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários