Notícias de saúde

Infertilidade pode aumentar os riscos de câncer de próstata agressivo, diz estudo

23 de março de 2010 (Bibliomed). Homens com problemas de fertilidade parecem ter maior risco de desenvolver formas mais agressivas do câncer de próstata, segundo estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Avaliando mais de 22 mil homens, os pesquisadores descobriram que, entre aqueles que desenvolvem câncer de próstata, os inférteis são duas vezes e meia mais propensos a apresentar casos mais graves, que crescem e disseminam mais rapidamente, comparados àqueles que não têm problemas de fertilidade.

“Esses resultados, se confirmados, também sugerem que homens identificados precocemente com o fator masculino de infertilidade podem ser considerados para a triagem do câncer de próstata, dado o elevado risco específico para doença de alto grau”, destacou o pesquisador Thomas J. Walsh em artigo publicado esta semana na revista Cancer.

De acordo com os especialistas, estudos anteriores sobre a possível relação entre infertilidade e câncer de próstata mostram resultados conflitantes, com alguns mostrando que homens que tiveram filhos apresentam menor risco de ter a doença, e outros mostrando nenhuma influência no risco. Mas os pesquisadores destacam que o número de filhos não é um indicador eficaz da fertilidade masculina.

No novo estudo, os especialistas avaliaram homens que procuraram clínicas de tratamento da infertilidade no período entre 1967 e 1998 na Califórnia. E observaram que, apesar de a taxa de câncer de próstata não diferir significativamente entre os inférteis e aqueles sem problemas para ter filhos, os primeiros tinham 2,6 vezes mais chances de serem diagnosticados com câncer de próstata avançado. “Se esses resultados forem confirmados por mais estudos, poderão oferecer uma nova visão sobre os mecanismos biológicos subjacentes à infertilidade masculina e ao câncer de próstata”, concluíram.

Fonte: Cancer. 22 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários