Notícias de saúde

Alergia a Aromatizante de Comida Oriental Pode não Existir

04 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). No maior estudo realizado para avaliar possíveis reações ao glutamato monossódico (MSG, sigla para monosodium glutamate) -- aromatizante apontado como causador da "síndrome do restaurante chinês" -- os pesquisadores não verificaram problemas sérios ou consistentes associados ao aditivo.

"Há muito tempo, as pessoas relatam reações negativas ao MSG", disse à Reuters Health, o autor do estudo Andrew Saxon, professor de medicina e chefe do Departamento de Imunologia e Alergia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. "Se as reações existem, não conseguimos encontrá-las", disse o pesquisador.

O MSG pode ser adquirido em mercados e geralmente é usado na cozinha asiática. A substância têm sido considerada como causa de fraqueza generalizada, rigidez muscular, dor de cabeça e vermelhidão, além de exacerbar a asma e causar palpitação cardíaca.

Em um novo estudo, os pesquisadores recrutaram 130 pessoas em Boston, Chicago e Los Angeles que disseram ter tido uma reação negativa após consumir comida oriental em que haveria MSG.

Na primeira fase de estudo os participantes receberam uma bebida cítrica contendo um placebo, no dia seguinte receberam uma bebida contendo 5g de MSG. A média diária de ingestão de MSG nos Estados Unidos é menos de um décimo desta quantidade.

Cerca de 40 por cento dos participantes do estudo relataram uma reação ao MSG, 13 por cento relataram reação ao placebo e 15 por cento relataram sintomas depois de consumir os dois.

Aqueles que relataram reação passaram por um segundo teste com a bebida que continha cítricos e apenas 19 de 37 participantes do estudo tiveram a mesma resposta nos dois testes. Os pesquisadores suspeitam que as reações inicias podem ter sido influenciadas pelo sabor do MSG, que pode não ter sido disfarçado pela bebida.

Apenas dois indivíduos reagiram ao MSG, e não ao placebo, em todos os testes. Quando os pesquisadores realizaram novo teste -- desta vez com uma cápsula ingerida com cereal e leite -- estes participantes responderam apenas uma das três vezes e informaram sintomas diferentes dos relatados antes, de acordo com trabalho publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Segundo os autores, "não foram observados efeitos sérios ou persistentes do MSG e as respostas não foram consistentes na retestagem".

Saxon ficou interessado no MSG após ter sofrido uma reação em um restaurante oriental. "Durante o estudo, ingeri grande quantidade desta substância e não tive nada", observou o pesquisador.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários