Notícias de saúde

"Acupuntura é eficaz em asmáticos", diz estudo

09 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). A técnica milenar chinesa, há pouco tempo reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, tem se mostrado bastante eficaz no controle de alergias, segundo pesquisas desenvolvidas nos últimos anos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A última, divulgada recentemente, desvendou parte do mecanismo de ação da acupuntura no tratamento da asma. “A técnica diminui a quantidade de células inflamatórias, reduzindo as lesões ao redor dos brônquios e alvéolos pulmonares”, esclareceu a pediatra e especialista em acupuntura, Elisabete dos Reis Carneiro.

No estudo, a pesquisadora testou o método oriental em 44 ratos, divididos em quatro grupos. Alguns foram tratados com acupuntura e outros com falsa acupuntura. Um terceiro grupo, separado para controle, não recebeu tratamento e outro foi submetido apenas ao estresse. Segundo a médica, os ratos tratados com a técnica foram os únicos a apresentar reduzida quantidade de eosinófilos. Posteriormente, a técnica foi aplicada em 54 crianças com asma grave, que reduziram em 95% o uso de remédios. De acordo com a médica, qualquer pessoa asmática, independente da idade e do grau da doença, pode ser beneficiado pela acupuntura. “E esse beneficio é a longo prazo, pois acompanho até hoje essas crianças e elas estão muito bem”, acrescentou.

A pesquisadora explicou que o tratamento retarda a evolução da alergia nas crianças, evitando que a asma se torne crônica e, nos adultos, ajuda a reduzir os sintomas da doença. Para alcançar resultados, o paciente deve se submeter a 30 aplicações semanais, durante seis meses. “A partir da vigésima aplicação, o asmático fica estabilizado, sem crises, e isso melhora ainda mais até a trigésima sessão”, disse Elisabete. Depois desse período, as aplicações devem ser quinzenais, por mais seis meses. “Quando esse tratamento acaba, recomendo 10 sessões por ano para manter o efeito”, completa. A pesquisadora salienta que a acupuntura já foi reconhecida como especialidade médica e deve ser aplicada apenas por profissionais qualificados.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários