Notícias de saúde

Implante de Silicone não Aumenta Risco de Câncer, Diz Estudo

Implantes de silicone não parecem aumentar o risco de câncer de mama, de acordo com um estudo de longo prazo. Pelos dados do trabalho, a incidência de câncer de mama entre mulheres que fizeram o implante é virtualmente a mesma registrada entre as que se submeteram a outras cirurgias plásticas. No entanto, as mulheres que usam implantes de silicone tendem a ser diagnosticadas com câncer de mama mais tarde que as demais.

Em entrevista, Louise A. Brinton, especialista do Instituto Nacional do Câncer, em Bethesda, Maryland, explicou que o silicone usado em alguns implantes dificulta a visualização do câncer numa mamografia ou raio-X e a apalpação no exame clínico. Ainda assim, não há diferença na taxa de mortalidade entre as que têm implante de silicone e as que não têm.

"Esses dados asseguram que não há alteração no risco de câncer de mama associado a qualquer tipo de implante", afirmou Brinton, acrescentando que até agora esse é o mais amplo estudo realizado e o que acompanhou as mulheres por mais tempo. Os resultados estão sendo publicados na edição deste mês da Cancer Causes and Control.

Implantes podem ser de solução salina ou gel sintético de silicone. A preocupação de que eles pudessem retardar o diagnóstico de câncer -- elevando, assim, o risco de que as mulheres morressem da doença -- existe desde que eles chegaram ao mercado americano, em 1962. Para checar essa possibilidade, os Institutos Nacionais de Saúde iniciaram um estudo de longo prazo sobre efeitos dos implantes.

Eles compararam as fichas médicas de mais de 13 mil mulheres que puseram implante nos seios -- metade deles de silicone -- em 18 centros de cirurgia plástica de todo o país e as de 4 mil mulheres que se submeteram a outros tipos de plástica.

Estima-se que entre 1,5 milhão e 2 milhões de mulheres americanas tenham colocados implantes desde que eles se tornaram disponíveis há cerca de quatro décadas, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer dos EUA.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários