Notícias de saúde

Silicone pode aumentar alguns casos raros de câncer

14 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). A Food and Drug Administration dos Estados Unidos lançou um alerta para médicos e pacientes sobre casos raros de carcinoma de células escamosas e vários linfomas que se desenvolvem no tecido cicatricial que se forma ao redor dos implantes mamários. Esses cânceres são diferentes de um aviso anterior da FDA sobre o linfoma anaplásico de grandes células associado ao implante mamário (BIA-ALCL).

Membros do governo norte-americano descobriram relatórios dos cânceres como parte de sua revisão de rotina pós-mercado e alertaram que sua compreensão do que está acontecendo ainda está evoluindo.

Os sintomas desses cânceres podem incluir inchaço, dor, caroços ou alterações na pele. Os casos incluíram aqueles que acontecem em mulheres que tiveram implantes por anos. Relatórios foram feitos para implantes mamários salinos e de silicone, bem como para aqueles que são texturizados e lisos. Os implantes mamários são usados para mulheres que perderam tecido devido a câncer e trauma, para aquelas que desejam aumentar o tamanho dos seios e corrigir cirurgias anteriores. Eles são implantados sob o tecido mamário ou músculo peitoral.

Até agora, os casos são raros: houve menos de 20 casos de carcinoma de células escamosas (CEC) e menos de 30 casos de vários linfomas relatados na cápsula ao redor dos implantes mamários, disse o FDA. Contudo, embora sejam raros, indicam a necessidade de os profissionais de saúde e as pessoas que têm ou estão considerando implantes mamários devem estar cientes de que casos foram relatados ao FDA e na literatura.

Fonte: U.S. Food and Drug Administration.  Risks and Complications of Breast Implants. 2022.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários