Notícias de saúde

Terapia Genética Poderá Tratar Pacientes com Alzheimer

Por Maggie Fox

WASHINGTON (Reuters) - Um tipo de terapia genética que utiliza uma versão inócua do vírus da Aids e uma proteína que nutre células nervosas pode ajudar a prevenir o avanço da doença de Parkinson em pacientes apresentando os primeiros sintomas, afirmaram pesquisadores na quinta-feira.

De acordo com o estudo publicado na edição de sexta-feira da revista Science, testes em macacos sugerem que pode ser possível recuperar as células nervosas destruídas pela enfermidade.

"Conseguimos reverter completamente déficits motores nestes animais e também prevenir completamente a destruição da substância negra (a parte do cérebro lesada pela doença de Parkinson)", disse Jeffrey Kordower, neurologista do Centro Médico Rush Presbyterian-St. Luke, em Chicago.

A doença de Parkinson afeta cerca de uma em cada 100 pessoas entre 65 anos e uma em 50 pessoas entre 80 anos em todo o mundo. A doença progressiva resulta da destruição de neurônios que produzem dopamina, uma substância química importante na transmissão de mensagens relacionada ao movimento.

Pacientes com a doença começam a apresentar tremores ou uma forma estranha de rigidez e podem ficar paralisados e morrer. Não existe cura e os tratamentos só retardam o avanço da doença por um tempo, até que param de agir.

Kordower e sua equipe, incluindo cientistas do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Lausanne, Suíça, e na França, retiraram o material genético do HIV para torná-lo inofensivo. O HIV é um bom vetor, ou transportador, para terapia genética, pois se liga às células e coloca seu material genético dentro delas.

Dentro do vírus esvaziado, os pesquisadores introduziram um gene para o fator neurotrófico derivado de células de neuroglias (GDNF), uma proteína que, em estudos anteriores, afetou os neurônios produtores de dopamina.

Depois, Kordower e sua equipe injetaram essa combinação, ou seja, um vírus carregando um gene simulado, no cérebro de "modelos" de Parkinson de macacos -- animais velhos cujos cérebros começaram a se degenerar e macacos com uma doença similar ao Parkinson.

De acordo com Kordower, nos dois casos, a terapia genética fez com que as células produtoras de dopamina funcionassem melhor. O efeito durou meses e podiam ser claramente observados nas tarefas feitas pelo segundo grupo.

"Antecipamos que podemos obter benefícios a longo prazo de um único tratamento", disse Kordower, que apresentou suas descobertas em um encontro dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA esta semana. O pesquisador acredita, no entanto, que o método não será eficaz em pacientes com Parkinson em estágio avançado, pois eles já perderam muitas células nervosas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários