Notícias de saúde

Pesquisa define novo tipo de perda de memória em idosos

30 de outubro de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores da Mayo Clinic estabeleceram novos critérios para um tipo de síndrome de perda de memória em idosos que afeta especificamente o sistema límbico do cérebro. Este novo tipo, denominado Síndrome Neurodegenerativa Amnéstica Predominantemente Límbica (LANS), pode muitas vezes ser confundido com a doença de Alzheimer. A boa notícia é que LANS progride mais lentamente e tem um prognóstico melhor, agora claramente definido para médicos que procuram respostas para pacientes com perda de memória.

Antes do desenvolvimento desses critérios clínicos, publicados na revista Brain Communications, os sinais da síndrome só podiam ser confirmados através da análise do tecido cerebral após a morte do paciente. Os novos critérios oferecem um marco para neurologistas e outros especialistas classificarem a condição em pacientes vivos, proporcionando um diagnóstico mais preciso e tratamentos potenciais. Eles consideram fatores como idade, gravidade da deficiência de memória, exames cerebrais e biomarcadores que indicam depósitos de proteínas específicas no cérebro.

Os critérios foram desenvolvidos e validados com dados de mais de 200 participantes dos bancos de dados do Centro de Pesquisa da Doença de Alzheimer da Mayo Clinic, do Estudo de Envelhecimento da Mayo Clinic e da Iniciativa de Neuroimagem da Doença de Alzheimer.

Compreender essa condição levará a uma melhor gestão dos sintomas e terapias mais personalizadas para pacientes que sofrem desse tipo de declínio cognitivo, distinto da doença de Alzheimer. "Em nosso trabalho clínico, vemos pacientes cujos sintomas de memória parecem imitar a doença de Alzheimer, mas ao olhar para suas imagens cerebrais ou biomarcadores, fica claro que eles não têm Alzheimer. Agora podemos oferecer algumas respostas", diz Dr. David T. Jones, neurologista da Mayo Clinic e autor sênior do estudo.

Essas descobertas são um passo importante na classificação e tratamento de diferentes tipos de demência, ajudando médicos a tomarem decisões informadas sobre tratamentos, incluindo novos ensaios clínicos e aconselhamento sobre prognóstico e genética.

Fonte: Brain Communications. DOI: 10.1093/braincomms/fcae183.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários