Notícias de saúde

Medicamento para pressão arterial pode reduzir o risco de Alzheimer

24 de março de 2023 (Bibliomed). O telmisartan, um medicamento prescrito para pessoas com pressão alta, pode reduzir o risco de doença de Alzheimer - especificamente em pacientes negros com mais de 60 anos. No entanto, dados de seguro de milhões de adultos com mais de 60 anos não mostraram o mesmo efeito potencial para a medicação em pacientes brancos.

O estudo foi realizado pela Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, e usou dados de inteligência artificial e de registros médicos eletrônicos da Cleveland Clinic para identificar novos alvos e medicamentos reaproveitáveis ara o tratamento de Alzheimer.

Foram analisados dados de mais de 5 milhões de pacientes do Alzheimer's Disease Sequencing Project, uma rede nacional que está tentando identificar fundamentos genéticos e encontrar terapias eficazes para a doença de Alzheimer.

O telmisartan faz parte de um grupo de medicamentos que tratam a hipertensão bloqueando a angiotensina II, um hormônio que causa a contração dos vasos sanguíneos.

Os resultados mostraram que a exposição moderada/alta ao telmisartan foi significativamente associada a uma incidência reduzida de Doença de Alzheimer nos pacientes negros em comparação com pacientes brancos.

Fonte: Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association. DOI: 10.1002/alz.12819.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários