Notícias de saúde

Novo dispositivo pode salvar vidas em paradas cardíacas fora do hospital

05 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Um estudo americano publicado na revista JAMA Network Open mostrou que o uso de um dispositivo de via aérea supraglótica — que ajuda o paciente a respirar durante uma parada cardíaca — pode melhorar as chances de sobrevivência quando usado por equipes de emergência.

A pesquisa avaliou mais de 350 mil pessoas atendidas por serviços pré-hospitalares nos Estados Unidos entre 2016 e 2022. As equipes foram comparadas conforme a técnica usada: intubação tradicional (em que o tubo é inserido visualizando as cordas vocais) ou o dispositivo supraglótico, que é colocado de forma mais simples e rápida.

Os resultados mostraram que, em serviços que tinham baixas taxas de sucesso com a intubação, a troca para o novo método aumentou a recuperação da circulação (de 25,7% para 29,1%) e a sobrevivência até a alta hospitalar (de 5,6% para 6,3%).

Embora a pesquisa não prove uma relação direta de causa e efeito, ele sugere que protocolos mais simples e rápidos podem fazer diferença em situações críticas, quando cada segundo conta. A mensagem é clara: melhorar o treinamento e o uso de tecnologias adequadas pode salvar mais vidas.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.32341.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários