Notícias de saúde

Idade de início da menopausa interfere na expectativa de vida

20 de novembro de 2018 (Bibliomed). Em comparação com mulheres que apresentam uma menopausa normal ou tardia, as mulheres que apresentam uma menopausa natural precoce têm uma expectativa de vida mais curta e passam menos anos sem diabetes tipo 2 (DM2), de acordo com um estudo publicado na revista Menopause.

Pesquisadores holandeses conduziram um estudo prospectivo de coorte populacional envolvendo 3.650 mulheres na pós-menopausa com mais de 45 anos para examinar a correlação entre menopausa precoce e diabetes com a expectativa de vida. A menopausa foi definida como sendo precoce (idade igual ou inferior a 44 anos), normal (de 45 a 54 anos) e tardia (idade igual ou superior 55 anos).

Os pesquisadores descobriram que a diferença na expectativa de vida das mulheres que tiveram menopausa precoce em comparação com a menopausa tardia foi de -3,5 anos no total e -4,6 anos sem diabetes. A diferença na expectativa de vida das mulheres que tiveram menopausa precoce versus a idade normal da menopausa foi de -3,1 anos no total e de -3,3 anos sem diabetes.

Estudos futuros são necessários para examinar os mecanismos por trás da associação de idade na menopausa natural com diabetes tipo 2 e mortalidade a fim de adaptar estratégias de prevenção e tratamento para melhorar a saúde da mulher em todas as categorias de idade da menopausa.

Fonte: Menopause. DOI: 10.1097/GME.0000000000001246.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários