Notícias de saúde
09 de dezembro de 2022 (Bibliomed). À medida que a expectativa de vida aumentou entre os pacientes com câncer, a sobrevivência tornou-se um componente importante do tratamento do câncer de mama. Entre as preocupações de sobrevivência, é necessário aconselhamento contraceptivo adequado para pacientes na pré-menopausa que não desejam engravidar.
Um estudo teve como objetivo examinar o uso de contraceptivos e métodos escolhidos dentre as mulheres na pré-menopausa com câncer, e avaliar os fatores associados ao uso de contraceptivos ao longo do tempo dentre pacientes com câncer de mama inicial. Quais são os métodos contraceptivos escolhidos, e quais seriam os fatores associados ao uso de contraceptivos?
Neste estudo de coorte de 2.900 mulheres na pré-menopausa com câncer de mama inicial inscritas no estudo prospectivo de toxicidade do câncer, 54,2% das pacientes relataram uso de anticoncepcionais no momento do diagnóstico, com a maioria das pacientes usando métodos hormonais. O uso de anticoncepcional diminuiu significativamente após o tratamento primário e durante o seguimento, quando a maioria das pacientes relatou uso de métodos mecânicos reversíveis.
Essas descobertas apoiam a importância de aumentar a conscientização e melhorar o aconselhamento contraceptivo direcionado entre mulheres na pré-menopausa com câncer de mama inicial.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.33137.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também