Notícias de saúde

Infecção aumenta o risco de AVC durante o parto

15 de maio de 2018 (Bibliomed). As mulheres grávidas portadoras de uma infecção, ao darem entrada em um hospital para o parto, podem estar em maior risco de ter um acidente vascular cerebral (derrame cerebral) durante a sua permanência hospitalar, de acordo com uma nova pesquisa.

O estudo, publicado na revista Stroke, tentou determinar se as infecções contribuem para o risco de derrame durante o período periparto, um termo que significa pouco antes, durante ou depois do parto.

Embora os derrames maternos sejam raros (ocorrendo apenas em cerca de 30 em cada 100.000 gravidezes), eles acarretam uma alta taxa de fatalidade.

Os pesquisadores estudaram dados de quase 2,8 milhões de mulheres internadas em hospitais para dar à luz na Califórnia, Nova York e Flórida de 2007 a 2011, incluindo 455 pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral durante a sua estadia.

Os pesquisadores concluíram que as mulheres eram 1,74 vezes mais propensas a sofrer um derrame se, quando fossem internadas, tivessem qualquer tipo de infecção, incluindo infecções urinárias, gastrointestinais, respiratórias, sexualmente transmissíveis e sepse (uma infecção com risco de vida na corrente sanguínea).

Verificou-se que as mulheres com infecções do trato urinário foram 2,56 vezes mais propensas a sofrer um acidente vascular cerebral durante a internação, e aquelas com sepse foram 10,4 vezes mais prováveis.

Segundo os pesquisadores, o que é interessante nestas observações é a ideia de que a inflamação no corpo está de alguma forma provocando esta evolução para o derrame.

Fonte: American Heart Association.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários