Notícias de saúde

Covid-19 pode aumentar o risco de infarto e AVC até três anos depois

04 de julho de 2025 (Bibliomed). Pessoas infectadas com Covid-19 parecem enfrentar um risco maior de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) por até três anos, segundo um estudo realizado na University of Southern California, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram dados de saúde do UK Biobank sobre adultos com Covid-19 leve a grave antes das vacinas ficarem disponíveis, e observaram que tratamentos para prevenir doenças cardiovasculares podem reduzir o risco de futuros ataques cardíacos e AVCs em pessoas infectadas com Covid-19 grave.

Durante o acompanhamento de quase três anos após a infecção, o risco de ataque cardíaco, AVC e morte foi mais de duas vezes maior entre adultos que tiveram Covid-19 e quase quatro vezes maior entre aqueles hospitalizados com Covid-19, em comparação com o grupo sem histórico de infecção por Covid-19. Pessoas hospitalizadas com Covid-19, sem doença cardiovascular ou sem diabetes tipo 2, tiveram um risco maior de ataque cardíaco, AVC e morte, equivalente ao risco de pessoas com doença cardiovascular, mas sem infecção por Covid-19.

O risco elevado de ataque cardíaco, AVC e morte associado à infecção por Covid-19 foi ainda mais pronunciado (cerca de 65%) entre adultos com tipos sanguíneos A, B ou AB em oposição ao tipo O, sugerindo uma grande interação genética entre esses tipos sanguíneos e hospitalização por Covid-19. Os pesquisadores descobriram que esse risco elevado é semelhante a fatores de risco cardiovascular, como diabetes tipo 2, doença arterial periférica e doença cardiovascular.

Fonte: Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology. DOI: 10.1161/ATVBAHA.124.321001.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários