Notícias de saúde

Pessoas com acne estão em maior risco de desenvolver transtorno depressivo maior

22 de março de 2018 (Bibliomed). A acne está associada a uma maior probabilidade de desenvolver transtorno depressivo maior (TDM), com risco mais alto no prazo de um ano após o diagnóstico, de acordo com uma carta de pesquisa publicada no British Journal of Dermatology.

Investigadores canadenses realizaram um estudo de coorte retrospectivo usando dados da Rede de Melhoria de Saúde (THIN), uma base de dados de cuidados primários no Reino Unido, para o período de 1986 a 2012. Foram identificados indivíduos de sete a 50 anos com um ou mais códigos de leitura de acne. Os dados foram incluídos para 134.437 pacientes com acne incidente e 1.731.608 sem acne.

Os pesquisadores descobriram que a probabilidade de desenvolver TDM era de 18,5 e 12% entre os pacientes com acne e na população geral sem acne, ao longo do período de seguimento de 15 anos. Após o ajuste para todas as covariáveis, os pacientes com acne tiveram um risco significativamente aumentado de desenvolver TDM somente nos primeiros cinco anos após serem diagnosticados. O maior risco foi observado dentro de um ano do diagnóstico de acne (razão de risco ajustado, 1,63). Nos primeiros cinco anos após o diagnóstico de acne, a única covariável produzindo um efeito de confusão foi o sexo do indivíduos.

Segundo os autores do estudo, dado o tremendo fardo do TDM e sua associação temporal com a acne ativa, é fundamental que os médicos monitorem os sintomas de humor em pacientes com acne e iniciem o tratamento imediato d TDM, ou que busquem a avaliação por um psiquiatra quando necessário.

Fonte: Br J Dermatol. DOI:10.1111/bjd.16099.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários