Notícias de saúde

Transtorno depressivo maior pode aumentar chances de morte e suicídio?

02 de abril de 2024 (Bibliomed). Uma pesquisa conduzida com dados da Stockholm MDD Cohort revelou uma associação entre comportamento suicida e mortalidade em pacientes com Transtorno Depressivo Maior. O estudo, que abrangeu 158.169 episódios de Transtorno Depressivo Maior, identificou que 1,4% desses casos envolveram registros de comportamento suicida. Entre os pacientes com comportamento suicida, a taxa de mortalidade por todas as causas foi 2,6 vezes maior em comparação com pacientes com Transtorno Depressivo Maior sem registros de comportamento suicida.

O Transtorno Depressivo Maior é um fator de risco significativo para comportamento suicida, mas o ônus adicional dessa condição, incluindo a mortalidade por todas as causas, ainda não havia sido amplamente estudado. Os resultados destacam a necessidade de estudos adicionais e intervenções na prática clínica para abordar essa associação e melhorar os desfechos de saúde.

A pesquisa também aponta para a importância de explorar fatores prognósticos e estratégias de manejo clínico associadas ao comportamento suicida em pacientes com Transtorno Depressivo Maior. O estudo destaca a necessidade de pesquisas futuras e diretrizes clínicas informadas por esses resultados para melhor compreender e abordar os desafios enfrentados por pacientes com Transtorno Depressivo Maior, especialmente aqueles que apresentam comportamento suicida.

Esses achados ressaltam a urgência de uma abordagem mais abrangente na compreensão e gestão do comportamento suicida em pacientes com Transtorno Depressivo Maior, destacando a importância de estratégias preventivas e intervenções eficazes para melhorar os desfechos clínicos e sociais."

Fonte: JAMA Psychiatry. 2023;80(12):1218-1225.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários