Notícias de saúde

Massagem terapêutica pode aliviar a dor lombar crônica

19 de maio de 2017 (Bibliomed). A massagem terapêutica pode proporcionar algum alívio na crônica lombalgia, de acordo com um estudo publicado na revista Pain Medicine.

Pesquisadores pediram aos médicos que recomendassem a massoterapia para pacientes com dor lombar crônica. Cento e quatro voluntários do estudo foram pareados com um terapeuta de massagem aprovado e experiente em sua área, que os avaliou e criou um plano de tratamento. Os participantes do estudo receberam dez tratamentos, que eles programaram diretamente com seu terapeuta.

Os pesquisadores descobriram que mais de metade dos participantes tinham menos dor após 12 semanas e muitos continuaram a relatar dor reduzida após três meses. A massagem terapêutica também funcionou melhor com pacientes com idades entre 50 anos e mais velhos, embora os pacientes mais jovens também se beneficiaram.

Os resultados são importantes porque mostram que a maioria dos médicos pode encaminhar seus pacientes para a massagem como um tratamento. Ele é aplicável ao mundo real.

Fonte: Pain Med pnw347. DOI: 10.1093/pm/pnw347

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários