Notícias de saúde

Injeções de células podem proporcionar alívio duradouro da dor lombar

23 de agosto de 2023 (Bibliomed). Uma injeção que alivia a dor lombar ajudando os discos da coluna vertebral danificados a se regenerar parece ter benefícios sustentados, mostram dados de novos ensaios clínicos apresentados na reunião anual da Sociedade de Radiologia Intervencionista dos Estados Unidos.

A maioria dos pacientes que receberam uma injeção de suplementação de aloenxerto de disco viável tiveram alívio da dor nas costas que durou pelo menos três anos. Cerca de 60% dos pacientes tiveram uma melhora de 50% ou mais em sua dor três anos após o tratamento, mostraram os resultados, enquanto mais de 70% tiveram uma melhora de mais de 20 pontos no movimento e na função.

Os pacientes relataram um alívio duradouro por 36 meses. A suplementação de aloenxerto de disco viável é uma mistura de células da medula óssea e tecido de disco espinhal de doadores.

As células são "um dos precursores da formação do disco". Elas são selecionadas exatamente na área onde são precursoras para formar o material do disco, testadas quanto à sua capacidade de renovação e diferenciação de outras células e, em seguida, misturadas com o aloenxerto (material do disco) e injetadas. Uma vez injetada, a mistura de células e tecido doador estimula as células dentro de um disco danificado a se regenerar com tecido saudável.

A doença degenerativa do disco é a principal causa de dor lombar crônica e ocorre quando os discos de borracha que fornecem amortecimento entre os ossos da coluna começam a se desgastar. Os ossos da coluna começam a se esfregar e são mais propensos a beliscar os nervos à medida que se aproximam, causando dor e reduzindo o movimento e a flexibilidade.

Fonte: Society for Interventional Radiology 2023 Annual Scientific Meeting.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários