Notícias de saúde

Andar de Bicicleta Ajuda a Diminuir a Percepção da Dor

NEW YORK (Reuters Health) – Exercícios aeróbicos moderados podem, pelo menos temporariamente, reduzir a percepção da dor em todo o corpo. Este fato é verdadeiro até em pessoas com dores lombares crônicas. Em um estudo no VA Medical Center de Milwaukee, Wisconsin, os pesquisadores descobriram que 25 minutos em uma bicicleta ergométrica reduziu a percepção de dor em 10 pessoas saudáveis e 8 com dor lombar crônica. O efeito dura por cerca de 30 minutos após o término dos exercícios, disse o Dr. Martin Hoffman.

O Dr.Hoffman apresentou estes resultados no Congresso Anual do Colégio Americano de Medicina Esportiva, em Indianápolis, Indiana.

Os participantes do estudo eram portadores de dores somente nos músculos da região lombar. Enquanto o exercício não exacerba uma lesão lombar, ele pode aliviar a dor, disse o Dr.Hoffman à Reuters Health. Nenhum dos participantes com dor lombar praticavam exercícios físicos regularmente e a inatividade pode contribuir para a dor lombar de origem muscular.

A equipe do Dr. Hoffman mediu a percepção dolorosa dos participantes com o uso de força compressiva nos dedos indicadores dos mesmos por dois minutos e pedindo a eles que graduassem a dor que sentiam a cada 10 segundos.Os testes de dor foram realizados antes e imediatamente após o exercício, e novamente 32 minutos após o término do exercício. Tanto o grupo saudável quanto o grupo com dor lombar demonstraram reduções similares na percepção dolorosa após o exercício.

O fato do exercício físico concentrado nas pernas reduzir a percepção dolorosa nos dedos demonstra que o exercício afeta a percepção dolorosa em todo o corpo. Logo o exercício pode ser útil em qualquer tipo de dor crônica. O benefício pode não estar limitado ao exercício aeróbico, relatou o Dr. Hoffman. Algumas pesquisas mostram que os exercícios de força também podem reduzir a dor lombar.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários